Equipamentos

Escolha da Mochila

20 de abril de 2016

A escolha da mochila em uma expedição é como um calçado, precisa ser confortável para ajudar nas longas caminhadas.

Bons ajustes (possibilidade de mais conforto) e espaço adequado de acordo com o uso é muito importante. Quanto mais itens você precisar pendurar na mochila, mais ela vai chacoalhar e atrapalhar o seu equilíbrio refletindo em um cansaço maior.

Uma coisa que pega é a relação tamanho da mochila x estatura. É importante procurar uma mochila adequada ao seu porte físico.

Mochila Cargueira

Mochila Cargueira The North Face Terra 60

A primeira mochila cargueira que comprei foi uma The North Face Terra 60 litros. É uma boa mochila, confortável e resistente. Utilizei em El Chaltén e no  Aconcágua.

Para o Aconcágua eu achei pequeno, só saco de dormir ocupou um bom espaço. Nesse caso é preciso utilizar muitas fitas para pendurar barraca, isolante e outras coisas do lado de fora. Muita coisa pendura faz a mochila balançar muito e prejudica o equilíbrio.

Uma mochila maior facilita bastante não só o balanço/equilíbrio quanto o tempo de para arrumar suas coisas e colocar tudo na mochila. Não vai precisar ficar estudando onde colocar cada objeto.

Mochila Cargueira The North Face Zealot 85

Comprei uma The North Face Zealot de 85 Litros. Gostei muit da mochila, de suas soluções sem falar que é impermeável e bem confortável. Minha primeira avaliação prática foi no circuito “O” de Torres del Paine. Aprovado, coube o saco de dormir, comida, roupa e os demais equipamentos.

No Aconcágua, a partir de Plaza Mulas quando começamos a realizar o porteio a mochila vai mais carregada. No porteio deixamos uma Duffle Bag com comida, gás, roupas, etc… que só vamos utilizar nos acampamentos superiores. Importante deixar tudo bem protegido, para não molhar com a neve que vai derretendo durante o dia. Na volta precisamos trazer tudo de volta em uma única viagem.

Portanto se você não contratar nenhum serviço de mulas, com certeza vai precisar de uma mochila espaçosa. Outro ponto de atenção é o peso que você vai carregar, tenha certeza que você aguenta o peso.

Mochila de Ataque Black Diamond Axiom 30

Mochila de Ataque

Eu utilizo mochila de ataque, nos primeiros dias no Aconcágua, pois a cargueira despacho com as mulas. Utilizei uma Black Diamond de 26 litros, mas achei pequena. Hoje tenho uma Black Diamond Axiom de 30 Litros, e esses 4 litros fazem muita diferença além de ser bem confortável. Nesses dias de pouca carga, vamos carregar apenas alguns alimentos, bebida e roupas.

No caso de ir de Confluência para Plaza Mulas, a mochila costuma ir cheia pois não cabe tudo nas mulas. Em nossa logística, contratamos 60kg para duas pessoas.

Conclusão

A mochila de ataque é opcional, vai de acordo com sua estratégia.  O principal é a cargueira, fique atento a sua capacidade.

Treine com a cargueira, tente enche-la com os os equipamentos que você possui.  Verifique o peso, compre uma balança portátil, é baratinho e vai ajudar a calcular o peso para despachar os equipamentos.

Uma capa é importante no transporte de avião (para não enroscar em nada e rasgar)., chuva/neve e caso despache nas mulas, cuidado com produtos pontudos, pode acabar machucando.

Nenhum Comentário

Responder